terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Senador Roberto Caxias, Cidadão Salesopolense.

Carlos Vereza como o Senador Caxias.
No final dos anos noventa, do século passado, os camaristas salesopolenses aprovaram uma decisão no mínimo questionável. Na época, a Rede Globo de Televisão exibia, pela primeira vez, a novela Rei do Gado - entre 17/06/1996 - 14/02/1997-, que, por ser um folhetim caracterizado no meio rural, caiu bem no gosto popular; no entanto, o que chamou a atenção de alguns edis foi o personagem Senador Roberto Caxias, vivido pelo ator Carlos Vereza, por sua postura digna e sua conduta ilibada. Outro fato que auxiliou nessa decisão ocorria numa cidade vizinha. Lá, entre outras coisas, falava-se em nomear logradouros como: Av. Roberto Carlos Braga, Praça Ronnie Von, etc. Nesse embalo, os legisladores daqui se reuniram, propuseram e, seguindo todos os trâmites necessários, concederam o Título de Cidadão Salesopolense ao personagem fictício. Por sua vez, os outorgantes sonhavam ver Salesópolis, em horário nobre, sendo o cenário de um "drama global".  Esperavam, também, o reconhecimento público, pois aspiravam ver o município se tornar Estância Turística (o que ocorreu em 2001).

Mas como nem tudo é glamour, assim que a decisão camarista caiu em conhecimento público, veio o descontentamento. Um município conceder tamanha honraria à um personagem de novela... e os verdadeiros, ilustres e dignos de tanto esforço? Outro fato preponderante foi a impossibilidade de alterar um projeto milionário que é uma novela. Resumindo: o sonho virou um pesadelo. Sem alternativa, uma nova mesa diretora se formou no fim daquele ano e, no inicio do novo mandato, o novo presidente, "no dia 17 de janeiro de 1997, em Sessão Extraordinária, os vereadores (presentes) votaram, aprovaram a cassação  do título de "Cidadão Salesopolense" ao personagem do Senador Caxias, interpretado por Carlos Vereza na novela "Rei do Gado". *

Mais uma vez a Rede Globo voltou a reprisar a mesma novela e alguns daqueles vereadores continuam na Câmara. Será que virão novas homenagens? 

Foto. fot.arley_alves. google.
* Jornal A Notícia, edição n.º 01 de 1997.